MULHERES EM DEBATE

12 de julho - 2019

O mês de novembro é marcado pelo "Dia da Consciência Negra" celebrado em território nacional sempre no dia 20. A data faz referência a morte de Zumbi dos Palmares, que perdeu a vida lutando pela libertação da população negra, além de fundador de um dos quilombos mais famosos da história do País.

Para debater os avanços e os tabus da população negra na sociedade atual, Lívia Machado entrevistou na oitava edição do Programa "Mulheres em Debate", Vitória Catharina - professora e Miss Beleza Negra Campo Grande; e Miriram Pereira - técnica da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres.

O “Mulheres em Debate” é exibido pela TV Assembleia, no canal 9 da Net, com uma edição especial por mês, sendo que cada programa trata de um assunto diferente. O Programa vai ao ar as segundas-feiras, às 15h, quartas-feiras às 13 horas, sexta-feiras às 17h30 e aos domingos às 10 horas.

PROGRAMA 08

 


 

O Dia Internacional das Mulheres Rurais é celebrado dia 15 de outubro. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 1995, com a proposta de elevar a consciência mundial sobre o papel da mulher do campo. Dados recentes do Governo Federal revelaram que no Brasil existem cerca de 14 milhões de mulheres que se sustentam graças ao trabalho no setor agropecuário. Os números são do Ministério Direitos Humanos.

Pensando nisso, a edição de outubro do Programa Mulheres em Debate,  vai trazer as iniciativas do Governo do Estado, por meio da Subsecretaria de Cidadania, para levar informações e desenvolver a ações para esse público - especialmente as mulheres da agricultura familiar e quilombolas.

Os debates também lembram de mais uma data importante para o mês: o Outubro Rosa e a prevenção do câncer de mama. A sétima edição do programa conta com a participação da subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Giovana Corrêa, e a Subsecretária de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, Ana José Alves.

PROGRAMA 07

 


 

O programa “Mulheres em Debate” do mês de setembro debate a importância da inclusão social e acessibilidade para dois públicos específicos. Em homenagem ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro) e o Dia Internacional do Idoso (27 de setembro), a edição deste mês convidou Maria Neide Araújo Silva, Conselheira Municipal do Idoso, e Sarah Santos, jornalista e produtora de conteúdos específicos para pessoas com deficiência.

PROGRAMA 06

 


 

Realizada desde 2016 em comemoração aos 10 anos da Lei Maria da Penha, a campanha “Agosto Lilás” entrou no calendário de eventos de Mato Grosso do Sul como a maior campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher e atualmente são muitas as ações de mobilização executadas em vários municípios do interior do Estado. Nesse ano de 2019, a pauta são os 13 anos da Lei Maria da Penha, os avanços e conquistas na defesa e proteção das mulheres.
O objetivo é sensibilizar a sociedade sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher e divulgar a Lei Maria da Penha (Lei federal nº 11.340, de 7 de agosto de 2006), por meio de palestras, debates, encontros, panfletagens, eventos e seminários abordando os tipos de violência especificados na lei e como promover o enfrentamento à violência contra a mulher.
A campanha Agosto Lilás é tema da 5ª edição do programa Mulheres em Debate, produzido em parceria com a Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul.

PROGRAMA 05

 


 

Nesta edição vamos falar sobre a evolução das leis e a conquista de direitos pelas mulheres ao longo das décadas. O bate-papo contou com a participação das advogadas Líbera Copetti, presidente do Instituto Brasileiro de Direito da Família de Mato Grosso do Sul (IBDFAM), e Eclair Nantes, secretária-geral adjunta da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS).

PROGRAMA 04

 


 

Programa produzido em parceria com a Assembleia Legislativa que trata de questões sociais que colocam vidas femininas em risco, abordando as formas de violência e os mecanismos de denúncia. Nesta edição tivemos a participação de duas sobreviventes de violência doméstica, Bruna Oliveira e Maria Thereza Trad.

PROGRAMA 03

 


 

A 2ª edição do Programa “Mulheres em Debate” traz a discussão sobre Empoderamento Feminino. Contou com a participação da subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres do Governo do Estado, Giovana Vargas Correa, e da subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres do Município de Campo Grande, Carla Stephanini.
O bate-papo abordou as ações voltadas ao tema nas Escolas Públicas de Mato Grosso do Sul, por meio do projeto “Empoderando Meninas”; as políticas voltadas à independência financeira das mulheres do campo e da cidade, além das ações desenvolvidas por meio de parcerias governamentais com outras instituições e associações, também com foco no empoderamento e combate à violência.

PROGRAMA 02

 


A Subsecretaria Especial de Cidadania firmou acordo com a Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul para a veiculação de programas televisivos voltado à discussão de temas de interesse das mulheres, como segurança, educação, saúde, estilo de vida, mercado de trabalho, entre outros.

A primeira edição do Mulheres em Debate teve a participação da Subsecretária Especial de Cidadania, Luciana Azambuja e da juíza Jacqueline Machado, coordenadora da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar de Mato Grosso do Sul.

PROGRAMA 01