MULHERES EM DEBATE

12 de julho - 2019

O programa “Mulheres em Debate” do mês de setembro debate a importância da inclusão social e acessibilidade para dois públicos específicos. Em homenagem ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro) e o Dia Internacional do Idoso (27 de setembro), a edição deste mês convidou Maria Neide Araújo Silva, Conselheira Municipal do Idoso, e Sarah Santos, jornalista e produtora de conteúdos específicos para pessoas com deficiência.

PROGRAMA 06

 


 

Realizada desde 2016 em comemoração aos 10 anos da Lei Maria da Penha, a campanha “Agosto Lilás” entrou no calendário de eventos de Mato Grosso do Sul como a maior campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher e atualmente são muitas as ações de mobilização executadas em vários municípios do interior do Estado. Nesse ano de 2019, a pauta são os 13 anos da Lei Maria da Penha, os avanços e conquistas na defesa e proteção das mulheres.
O objetivo é sensibilizar a sociedade sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher e divulgar a Lei Maria da Penha (Lei federal nº 11.340, de 7 de agosto de 2006), por meio de palestras, debates, encontros, panfletagens, eventos e seminários abordando os tipos de violência especificados na lei e como promover o enfrentamento à violência contra a mulher.
A campanha Agosto Lilás é tema da 5ª edição do programa Mulheres em Debate, produzido em parceria com a Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul.

PROGRAMA 05

 


 

Nesta edição vamos falar sobre a evolução das leis e a conquista de direitos pelas mulheres ao longo das décadas. O bate-papo contou com a participação das advogadas Líbera Copetti, presidente do Instituto Brasileiro de Direito da Família de Mato Grosso do Sul (IBDFAM), e Eclair Nantes, secretária-geral adjunta da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS).

PROGRAMA 04

 


 

Programa produzido em parceria com a Assembleia Legislativa que trata de questões sociais que colocam vidas femininas em risco, abordando as formas de violência e os mecanismos de denúncia. Nesta edição tivemos a participação de duas sobreviventes de violência doméstica, Bruna Oliveira e Maria Thereza Trad.

PROGRAMA 03

 


 

A 2ª edição do Programa “Mulheres em Debate” traz a discussão sobre Empoderamento Feminino. Contou com a participação da subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres do Governo do Estado, Giovana Vargas Correa, e da subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres do Município de Campo Grande, Carla Stephanini.
O bate-papo abordou as ações voltadas ao tema nas Escolas Públicas de Mato Grosso do Sul, por meio do projeto “Empoderando Meninas”; as políticas voltadas à independência financeira das mulheres do campo e da cidade, além das ações desenvolvidas por meio de parcerias governamentais com outras instituições e associações, também com foco no empoderamento e combate à violência.

PROGRAMA 02

 


A Subsecretaria Especial de Cidadania firmou acordo com a Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul para a veiculação de programas televisivos voltado à discussão de temas de interesse das mulheres, como segurança, educação, saúde, estilo de vida, mercado de trabalho, entre outros.

A primeira edição do Mulheres em Debate teve a participação da Subsecretária Especial de Cidadania, Luciana Azambuja e da juíza Jacqueline Machado, coordenadora da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar de Mato Grosso do Sul.

PROGRAMA 01